domingo, 28 de setembro de 2008

Hello, Goodbye

Na minha escola, existe uma campanha pra arrecadar dinheiro chamada "Cops for Cancer". Ano passado, o conselho estudantil conseguiu arrecadar 11 mil dólares! Esse ano, estão tentando passar a marca do ano passado... E têm várias abordagens diferentes pra conseguirem o dinheiro. Uma delas foi na sexta, onde dois professores rasparam a cabeça!!!! E se você pagasse cinco dólares, raspava um pouco da cabeça deles! Olha que irado! Hahahahahaha.


Depois da escola, Eu, Katja (Germany), Julia (Germany), Mari (Brasil), Pia (Germany) e Walter (Brasil), fomos pra Sidney e comemos fish and chips lá. (Detalhe que eu já tinha comido quinta, porque foi aniversário dos pais do Doug e a gente foi comer em um restaurante só de fish and chips). Acabamos encontrando com a Moe. Ela é muuuito fofa, e ela é japonesa. Depois fomos tomar sorvete no Dairy Queen. É um pecado, de tão bom. Passamos o dia lá, e depois eu e Mari viemos aqui pra casa porque ela ia dormir aqui. Fato que era sexta, dia de hockey game, então eu levei a Mari pra ver. 7x1 Panthers!!!
Depois do jogo, convidei os brasileiros pra cá só pra fazer brigadeiro! Hahahaha.



Eu fiz com ovomaltine, mas ficou bom mesmo assim.

A Mari dormiu aqui!
E aí veio o sábado... Ela foi no aniversário da irmã, no lugar da patinação de gelo, e depois eu fui pra lá encontrar com ela. De lá, nós fomos pra casa da Mari, onde moram 8 pessoas. OITO! São os pais + três filhas + três intercambistas. As irmãs dela são as coisas mais lindas, e nós fomos passear com elas. Sendo que a Mari mora num lugar que é quase na floresta, numa casa enorme. Tem esquilo lá toda hora, mas eu só vi um ontem! E na hora do jantar, o coach dela de futebol toca a campainha com um par de chuteiras e um uniforme e fala que ela vai jogar no dia seguinte, de manhã! Sendo que ela nunca tinha treinado com o time antes! ela joga futsal no Brasil. Jogamos um jogo chamado "Rock Band" e vimos um filme chamado Snatch. Muito bom!
Mas eu não tirei nenhuma foto, porque esqueci.

Hoje, fui no jogo da Mari de manhã cedo. Elas perderam, mas foi legal ver o jogo. Já fui num jogo de futebol do Bruno e eles jogam muito mal por aqui. As meninas jogam melhor que os meninos...

Ela é o número 8! :)

Detalhe que eu fui pra lá sem saber como eu ia pra casa... Hahahaha. Era um lugar que eu nunca tinha ido antes. Mas descobri que o coach dela estava indo pra perto da minha casa e consegui uma carona!
Então fui pra Sidney e agora voltei pra casa.

Hoje faz um mês que eu cheguei no Canada!!!! Esse mês passou voando.
Me lembro de quando a Bela, minhas querida companheira de intercâmbio, fez um mês. Tirou as palavras da minha boca:
"Meus dias estao cada vez mais agitados e isso ta me ajudando muito. Jah me sinto acostumada com a casa, cidade, escola. Jah me sinto em casa.
No entanto, tem horas que a saudade aperta! Vou voltar dando muito mais valor pra esse meu pais!
Beijos
e como sempre, saudades!
4 months -only?- to go!"


Julia

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Velha História


Depois de atravessar muitos caminhos
Um homem chegou a uma estrada clara e extensa
Cheia de calma e luz.
O homem caminhou pela estrada afora
Ouvindo a voz dos pássaros e recebendo a luz forte do sol
Com o peito cheio de cantos e a boca farta de risos.
O homem caminhou dias e dias pela estrada longa
Que se perdia na planície uniforme.
Caminhou dias e dias…
Os únicos pássaros voaram
Só o sol ficava
O sol forte que lhe queimava a fronte pálida.
Depois de muito tempo ele se lembrou de procurar uma fonte
Mas o sol tinha secado todas as fontes.
Ele perscrutou o horizonte
E viu que a estrada ia além, muito além de todas as coisas.
Ele perscrutou o céu
E não viu nenhuma nuvem.

E o homem se lembrou dos outros caminhos.
Eram difíceis, mas a água cantava em todas as fontes
Eram íngremes, mas as flores embalsamavam o ar puro
Os pés sangravam na pedra, mas a árvore amiga velava o sono.
Lá havia tempestade e havia bonança
Havia sombra e havia luz.

O homem olhou por um momento a estrada clara e deserta
Olhou longamente para dentro de si
E voltou.


Vinicius de Moraes





Os melhores caminhos nem sempre são os mais fáceis...

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

domingo, 21 de setembro de 2008

Deixa o verão pra mais tarde...

Extra, extra!

Quinta fiz meu teste de matemática.
Sexta recebi.
20% sobre 25!!!!!!! Adoro. Na verdade, o teste tinha 22 questões e eu errei 3.
Tirei nove na minha apresentação oral de inglês.
E quinta, faço meu projeto de Drama, que já está todo pronto.

Sorry, tinha que falar essas coisas. Eu SOU cdf, não tem jeito.
Continuando...
Sexta fui pra Sidney [ :O ]. Eu, Isabelle, Carol e Katja. Todas germans...
Fomos para o tradicional hóquei game (que teve briga generalizada, tenso e divertido) e depois tivemos um sleepover aqui em casa.


Hoje, fui pra Victoria com os brasileiros e a Katja. Nós planejamos nosso dia todo em função do Batman no Imax (cinema iradão), mas quando chegamos lá, estava tudo esgotado. Mesmo assim, já compramos nossos ingressos de amanhã. Ficamos em Victoria até agora a noite, 21:40... Esse país só tem figura cara, é impressionante.
(Vou voltar com a pronúncia perfeita de "ich liebe dich". Passei o dia falando inglês com a Kati e ainda assim a gente se diverte ensinando nossas línguas uma para a outra.)


Hoje foi um dia bem divertido. Ri muito
E não é que agora que ficou frio? Começou quinta. Agora, como está de noite... 11 graus.



Meu próximo post vai ser metafórico, estou sendo direta demais esses dias.
Até lá


Beijos,
Julia

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Too Cool For School

Ahááá, look what I got!
Fiz um vídeo da minha escola. Na verdade o vídeo é do caminho do office até a minha sala de inglês. Mas pega boa parte da Parkland.
O corredor estava vazio, porque eu tava no meio da minha aula de inglês... Um dia eu filmo em algum intervalo de aula.

ps.: Eu não conheço niguém que filme pior do que eu, mas ainda assim, valeu a intenção.
ps2.: Obrigado, Lucas, por postar isso pra mim, love you!!!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Relax, take it easy

(Reescrito da minha folha de fichário)
Hi!
Eu estou escrevendo esse post na aula de ciências, porque meu verdadeiro professor faltou, e tem um professor substituto que eu acho que é de inglês. O coitado tá meio perdido nas ciências.

Pois então. Eu tenho feito algumas coisas. Na verdade, o que eu já me acostumei a fazer aqui; é isso o que eu ando fazendo...
Como eu ando muito metafórica, hoje vou falar de fatos.
Da última semana: Fui à casa de uma das alemãs, à Sidney, no supermercado, à Victoria...
Mas vou me limitar a esse fim de semana.

Sexta, teve picnic para os ESL students e suas devidas famílias. Foi bem divertido, nós comemos, conversamos e obviamente, mostrei meus dotes de Marta, no futebol. (Ou seja, nenhum.)
Then, passei em casa para pegar um casaco e fomos para (outro) jogo de hóquei. Eu, Bruno, Jonah (alemão), Walter e Claire (alemã). Os jogadores se bateram demais nesse dia, foi muito exciting!!! Hahaha.
Depois vim pra casa e fiquei completamente blue. Acontece...

Sábado, fui pra Victoria e passei o dia lá. Fomos em um barco com vários aquários debaixo d'água. Depois, fomos em um cinema onde a tela é quase dez vezes o tamanho de uma tela normal!!! É tipo um três D sem óculos, e antes de começar, tem um aviso falando que se você começar a se sentir tonto, deve fechar os olhos! O filme era um saco, sobre dinossauros, mas dia 19 vai estreiar o último Batman, e eu vou lá com certeza ver. 
Voltamos pra casa, aluguei dois filmes, arrumei meu quarto, fiz my laundry, e passei meu sábado em casa. Pois é, not much to do. (ps sobre esse parágrafo.: Eu tava passando aspirador no meu quarto, quando me deparei com uma aranha!!!!!! Eu pirei, mas aí fui falar com a Joane e ela pegou com a mão e jogou pela janela. Ainda acrescentou que no país dela (ela é das Filipinas), as crianças brincam with it.)

Ontem, fui ice skating!! O Bruno me disse que estava indo com a family dele e me convidou. Aí o Ty e mais um amigo, a Haley e a Joelle foram mais tarde pra lá. Coitada de mim, morrendo de medo segurando a bordinha do ice rink, quando passa o Tyler (patinando de costas) "Hey Julia!"
Aí foi isso, esse foi meu emocionante fim de semana!







Beijos,
Julia

ps.: O nome dos meus posts, são sempre relacionados a músicas (se você ainda não percebeu)

sábado, 13 de setembro de 2008

Sabe de uma coisa?

Você sabe que está com saudade do seu país quando ouve "é que no Rio tem mulata e futebol, cerveja chopp gelado, muita praia e muito sol/ tem muito samba, fla-flu no maracanã, mas também tem muito funk rolando até de manhã"
e fica emocionado.






Ouvir Vinicius então, nem pensar, né?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

School days

Eu tenho feito muita coisa por aqui. Mas gostaria que você soubessem como é meu dia no lugar que toma a maior parte do meu tempo... A escola!

Hora de acordar. 7 horas. Tomo meu banho, troco de roupa e vou para a cozinha. Faço meu almoço do dia, e como uma torrada. Às 7:50 saio de casa para pegar meu ônibus... Meu ônibus é o amarelinho, o famoso school bus. 8:15 chego em Parkland Secondary.

Detalhes legais da minha escola. O sinal toca como se fosse uma campainha, quatro vezes. Hahaha inutilidades à parte, quando dá 8:20, ouvimos o bendito sinal e uma música bem alta que cada dia é diferente. E umas são bem legais!!! Outro dia tocou "Never There"do Cake.

Bom, meu primeiro tempo é de Drama. Não drama, aquele que eu adoro fazer, mas teatro mesmo. Normalmente minhas aulas são bem legais, e minha professora é bem engraçada. Além do mais, é um bom jeito de começar o dia! Vale lembrar que aqui minhas aulas duram 1 hora de 20 minutos cada. (Pois é, é de matar qualquer um. Só que é mais rápido do que parece!)

Então temos o break, que dura 15 minutos. Nesses dias, eu tenho lido do lado de fora da escola, em paz comigo mesma. Até porque é muito pouco tempo, e rapidinho nós estamos na nossa outra aula. Principles of Math.

Chego na minha aula de matemática, e depois do segundo sinal (cada sinal toca uma vez, e 5 minutos depois, porque esse é o tempo que nós temos para trocar de sala), começam os announcements.
"Gooood morning Parkland, get ready for today's announcements!". É aí que todos os recados e coisas importantes são ditas. Tipo reuniões na hora do almoço, para os international students, aulas de reforço depois das aulas, e lembretes do student council. E termina com: "These were your announcements for today, have a stupendous day!". Ou algo do tipo.

Minha aula de matemática é legal, eu gosto do professor e acho que ele ensina muito bem. Mas descobri com outros brasileiros, que eu estou aprendendo o que no Brasil só aprenderia no segundo ano!!! Boa sorte pra mim.

Então nós temos o Lunch! Onde todo mundo trás suas lancheiras e isso não é brega!
Normalmente eu fico com os alemães e os brasileiros. E são nesses momentos as melhores conversas. Em uma delas, por exemplo nós ensinamos um alemão a falar palavrão em português. Clichê? Talvez. Divertido? Demaaais. É que é bem engraçado estar na hora da saída e passa um alemão acenando e falando "Vai se f*deeer". Hahahaha, o pior, é que ele sabe o que quer dizer, mas acha engraçado mesmo assim.
Then, we go on to Block C. Ciências.

Eu adoro meu professor de ciências. Ele é muuuito engraçado, uma figura. E fala coisas como: "I have enough money to live the rest of my life. As long as I die the day after tomorrow."A aula dele é cheia de histórias, e ele é um professor muito bom. Sempre me divirto muito. Hahaha.

5 minutos depois, tenho minha aula de ESL (English as a Second Language). Minha professora é muito gente boaaa, e ela sempre ri, porque diz que mesmo no último Block, onde todo mundo está cansado e desanimado eu ainda estou animada! E ela também! Hahaha. A maioria da minha turma é formada por chineses/japoneses.


Curiosidades sobre minha escola (que nem são tão curiosas assim):
- As meninas usam muita maquiagem, salto alto, e alguma se vestem como se estivessem indo pra praia. No Canadá!!!! Sabe como é... "Piriguete não sente frio"
- Todo mundo tem seus lockers com um cadeado de segredo.
- No começo do ano, eles nos dão uma Agenda, toda bonitinha, onde você pode escrever seus deveres de casa e projetos
- Eu descobri outro dia (olha que coisa) que se você fizer uma boa Grade 10, ganha 250 dólares no final do ano. Isso + 250 dólares por uma boa Grade 11 + 500 dólares para uma boa Grade 12 = 1000 dólares no final do Ensino Médio por ser um bom aluno!!!
- Em matemática e ciências, se você faz um teste, e acha que não foi muito bem, pode-se refazer o teste!!! Mas cada um tem seus critérios para ter o direito de refazer o teste.
- As notas são dadas por porcentagem, e se eu não me engano, os testes valem apenas 20 por cento da sua nota.
- No começo do ano, os alunos pegam os livros das suas matérias "emprestados" da escola, e devolvem só no final do ano! O mesmo com as calculadoras.
- No último ano, o student council arrecadou 11.000 dólares em uma doação para uma instituição de câncer.
- Os professores tem pelo menos três quadros para explicar a matéria. Esses quadros são daqueles que ficam um em cima do outro, de correr.
- Sextas, as aulas terminam 1:25 mais cedo SÓ PORQUE É SEXTA-FEIRA.
- Outro dia tive um negócio de earthquake. Na verdade é meio dumb, porque antes de começar, tem um aviso de que em trinta segundos, vai começar seu treinamento para se acontecer um terremoto. Então, faz um barulho estranho no alto-falante e todos os alunos vão para debaixo de suas respectivas mesas. Depois de uns 10 segundos, todo mundo levanta, e volta a aula. (?!)
- Os professores aqui, dão aula de porta aberta. Faz silêncio do lado de fora, porque todos os alunos estão em suas respectivas aulas.
- Mesmo com todas essas novidades e molezas que a escola daqui tem, eu ainda prefiro minha escola no Brasil.


Estou começando a me adaptar de verdade... Pelo menos é o que eu acho. Se adaptar significa se acostumar com a saudade, parece que estou me adaptando.

Continuarei mandando notícias, e postando as (milhares) de coisas novas que eu tenho visto. Vocês também, por favor me mandem notícias, por orkut ou e-mail!!! Não estou por dentro das novidades brasileiras, e vocês têm que me contar! (Tipo, COMO ASSIM A JULIANA PAES CASOU E NINGUÉM ME FALOU NADA?)



Beijos para você, que leu isso tudo, e beijo pra você também, que não quis ler nada desse (enorme) post, e já pulou pra essa parte

Julia

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

The Art of Travel


If our lives are dominated by a search for happiness, then perhaps few activities reveal as much about the dynamics of this quest - in all its ardour and paradoxes - than our travels. They express, however inarticulately, an understanding of what life might be about, outside the constraints of work and the struggle for survival. Yet rarely are they considered to present philosophical problems - that is, issues requiring thought beyond the practical. We are inundated with advice on where to travel to; we hear little of why and how we should go - though the art of travel seems naturally to sustain a number of questions neither so simple nor so trivial and whose study might in modest ways contribute to an understanding of what the Greek philosophers beautifully termed eudaimonia or human flourishing.

Alain de Botton


domingo, 7 de setembro de 2008

Ontem fui a um jogo de hóquei (again)! Tô começando a gostar.


Hoje fui a Victoria. E fui ver Chinatown!

Esse beco é muito legal. Pra começo de conversa, isso é um beco!!! E podia estar vendendo cds da Xuxa que seria legal, só por esse motivo. Mas não. São três ou quatro lojinhas com vinis, bolsas, coisas psicodélicas.

Depois nós fomos relaxar em frente ao parlamento. Eu adoro esses parques, e é como se fosse em Londres, ou como o Central Park, todo mundo senta por ali e pega um solzinho, lê, ouve música... Tinha um casal jogando frisbe!

Isso sem falar que as flores aqui parecem de plástico, de tão perfeitas... É o verão.

É isso... Amanhã eu tenho aula. Mas o que me consola, é que vocês também têm.


Julia



ps.: o céu daqui a noite parece o planetário

Além do que se vê

Que importa se a distância estende entre nós léguas e léguas
Que importa se existe entre nós muitas montanhas?
O mesmo céu nos cobre
E a mesma terra liga nossos pés. 

Vinicius de Moraes



Pois é, fiquei com saudade.

Julia












ps.: 
"É preciso força
Pra sonhar, e perceber
Que a estrada vai além do que se vê..."


quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Eu não sei medir nem tempo, e nem medo

Os lugares aqui parecem pinturas...

Nesses dias, eu tenho aprendido muita coisa... E tenho percebido outras também.
Toda vez que eu me apresento como estudante internacional, os professores sempre comentam que nós somos os "brave ones". Porque nós deixamos nosso país, nossa língua, toda uma cultura que nos forma quem nós somos... Para vir para outro país aprender. E que as pessoas que fazem parte da escola, os estudantes canadenses, não fazem idéia do que nós estamos passando.

Depois de ouvir isso algumas vezes, eu percebi que é verdade.
E que ninguém, além de nós mesmos, sabe o que vivemos. Sejam boas ou ruins, as nossas experiências dizem respeito apenas a nós mesmos, e por mais que às vezes nós tentemos viver a vida dos outros; isso não possível...
As coisas aqui, se tornam muito mais intensas do que no nosso ambiente natural. E a verdade, é que o que eu percebi é que estamos sempre sozinhos... E que pra algumas pessoas, isso pode ser assustador!

E além de milhares de outras coisas, eu estou em um processo de aprendizado... Mestrado em autonomia, doutorado em otimismo e phd na arte de viver! Porque afinal de contas, nós somos os brave ones! E isso vai fazer uma diferença enorme em quem seremos.
Além do mais, se eu tive a coragem de vir até aqui, eu sei que tenho, dentro de mim, a coragem de viver e conviver.

But always remember...
Don't be too hard on yourself.



Guardem sonhos bons pra mim!
Julia

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Real first day at school

Ok. O que aconteceu foi o seguinte:
Ontem, nós chegamos no colégio e nós tivemos uma reunião de todos os novos alunos + ESL students (estudantes estrangeiros). Até aí, foi tudo ótimo... Nós conhecemos os coordenadores, diretores, counsellors... E o coordenador de estudantes estrangeiros é muito legal!!! He was like:
- We're gonna spend most of our time together... So I think you should know some important things about me.
















My favourite ice cream is chocolate.
Hahahaha



Aí tá, nós estávamos por lá e tava tudo certo. O programa para ESL students é muito bom. Tem muitos coordenadores com quem você pode falar sobre qualquer coisa. Isso tudo aconteceu no theater. Quando nós saímos pra ver o colégio... Man, that was weird. Parecia escola americana, e todas as meninas estavam dressed up, usando maquiagem e salto alto!!!!! Eu falei: Legal, tô ferrada.
Pra colocar a cereja nesse lindo dia, eu não sabia como voltar pra casa! Minha hostmom falou que eu podia ligar pra ela e ela me buscava se eu não conseguisse pegar o school bus... Mas a sala do coordenador de ESL students tava muito cheia, e eu não ia conseguir achar um telefone!
 Pensamento do dia: AGORA F*DEU.

Mas aí eu encontrei o Bruno, meu amigo de avião que também está na Parkland e ele tava com um japa que era hostbrother dele, que ia me ajudar a achar o ônibus...

Ok. Vou pegar esse ônibus. Tenho que perguntar pro motorista se ele passa perto da minha casa. MAS EU NEM SEI EXPLICAR DIREITO ONDE É A MINHA CASA. Se eu pegar o bus errado, ferrou tudo porque eu vou estar completamente perdida em um lugar que eu nem conheço!!! Como Deus é pai, não é padrasto, consegui um motorista muito legal que pegou um mapa, perguntou onde eu morava e falou: That's your bus, I'll take you there! Ufa.

Depois, o Bruno me ligou e nós fomos pra Victoria! Foi bom, eu pude espairecer, conhecer o lugar...

e tomar sorvete.

Mas nesse primeiro dia, nós saímos mais cedo e não tivemos aula.
E eu cheguei em casa arrasada... Mas como diria a Dinda: A estrela sobre, nega! Fiquei pensando nisso e pensei que "tomorrow is another day".



Entãaaaao, eu acordei para o meu segundo dia de aula.
Encontrei com o Bruno na porta da casa dele, porque nós somos vizinhos! E fomos pro colégio. Foi muito bom, gente!!!! 
Ufa, podem respirar agora.
Conheci meus professores, eles são ótimos e bem legais! Não me perdi muito trocando de sala, e passei meu lunch and break with brazilians and germans!
Olha que legal: Você não precisa comprar livros para as matérias. Você pega "emprestado" da escola, usa o semestre inteiro e depois devolve!
Um dos meus professores falou o seguinte:
"I'm crazy, I'm not fair, and I lie often." Hahaha, ele é muito engraçado.
Eu fui falar o seguinte:
- Hey! Look, I'm an exchange student, so somethings, I probably won't understand...
- Oh, its ok!!! You can ask me to explain things for you! Somethings, I'll explain, sure... Others, I'll just laugh at you.
HAHA

Consegui pegar meu ônibus direito, porque agora eu já sei o número do meu school bus! As coisas estão se encaixando...!
Depois, eu vou tirar fotos da minha escola, e descrever ela um pouco melhor pra vocês. É que eu não queria parecer like a geek on my first days.

Mas agora, as coisas estão boas. Eu estava pensando em colocar umas partes do meu diário de viagem (o que eu escrevo só pra mim, não pra vocês) aqui...

Ontem, depois de um longo dia como aquele, eu escrevi o seguinte:
"E além do mais, CORAGEM!!! Go for it, that's why life is worth living for! (...)
(Que ironia. A blusa que eu estou usando diz: 'Quem tem um sonho não dança'. Amém Cazuza, amém...)"



Love (and miss) you all,
Julia

terça-feira, 2 de setembro de 2008

First day at school

Meu primeiro dia de aula foi mais ou menos assim:
 

"Nobody said it was easy
No one ever said it would be this hard"


Julia

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sweet!

Hoje eu fui no meu primeiro jogo de hóquei!
É muuuuuuito frio lá dentro, como assim???
Era o jogo do Tyler, e nós fomos assistir. Mas era parte dos tryouts dele, pra saber se ele poderia ou não entrar no time. Então depois do jogo, eu fiquei com a Haley no parque porque o Ty ia receber as news (leia-se: se ele tinha entrado no time ou não). He made it to the B team, so I guess that's fine too.

Tyler é o número 5! :)

Voltamos pra casa, e às três some people came over to a pizza party! E a Katja veio também! Nós passamos a tarde aqui. Rimos muito, conversamos e comemos muuuuuita pizza. Seriously, minha dieta começa semana que vem.




Julia

ps.: Meu primeiro dia de aula é amanhã
ps2.: Eu sonhei muito com o Brasil essa noite