domingo, 30 de novembro de 2008

Três meses!

Segunda, adivinha o que nós tiramos das caixas? Christmas stuff! E nem eu sabia, mas eu vou ser a primeira estudante a passar natal com a minha family! Os outros estudantes passavam o natal em casa ou voltavam antes disso, porque tinham programas de curto prazo.
And guess what I got???
A christmas tree!!! Right here, in my own bedroom.
Terça, embrulhei a caixa em que a minha árvore fica com papel de natal! Um amor, genten.
Então quarta, eu e Haley decoramos a minha árvore, que ficou lindinha! É todo um processo, nós passamos a semana decorando a casa, e esse fim de semana, acabamos de decorar o resto da casa e the outside too!





Quarta fui na apresentação do Ty e da Haley, da escola deles! Muito fooofos, eles cantaram altas músicas sobre a natureza e como cuidar do mundo.


A Haley está do lado da menina de calça lilás

O vídeo é só da Haley, e as vozes são minha e da Joan. Porque se vocês repararem, a Haley é a única criança pulando, e a gente tava rindo muito disso. Ela tá na fileira do chão, bem do lado esquerdo da menina de costas.


Na minha escola, essa semana é Fair Trade week. Que é um negócio meio difícil de explicar, mas resumindo o máximo póssivel, são as corporações e as marcas que pagam um salário justo a seus trabalhadores. E justo, não quer dizer necessariamente o salário mínimo, que muitas vezes não cobre os gastos de uma família. Eu vi uma palestra de um cara muito legal, que explicava o que era a Fair Trade.
A empresa dele, que era de Fair Trade, vende café. Eles explicam que atrás de cada produto existe uma pessoa, e que na empresa dele, eles fazem um relatório dos gastos de cada família, e pagam o suficiente para que elas tenham uma vida tranquila. E eles também construíram uma escola do lado de cada lugar onde as pessoas trabalham e não deixam crianças ou adolescentes trabalharem, eles vão para a escola. Enfim, muito legal.

Sexta fomos deixar a Anna e o Jona no aeroporto!!! Eles são alemães, e o programa deles era só de três meses! É muito estranho, pensar que eles viveram momentos com a gente e agora sabe-se lá quando vamos nos ver de novo... Mas acho que a Anna vai pro Brasil ficar na casa da Mari!!! Elas eram boas amigas. E o estranho é que deu um aperto no coração, mesmo eles nem sendo tãaaao meus amigos assim. Comecei a sair com a Anna mais no final agora :(
Depois que eles foram, fui falar com a Katja, e perguntei que que eu ia fazer sem ela. A gente começou a chorar!!! Hahahaha. E olha que ainda faltam dois meses.


Comemos no aeroporto, porque já tava na hora do almoço e não tínhamos ido para a aula, e pegamos o ônibus pra Sidney. Quando a gente chegou lá, fomos encontrar com a Leigh, e acabamos nos perdendo das alemãs que tavam com a gente.
Cara, a Leite (apelido carinhoso) é uma figura canadense que fez intercâmbio na Polônia por um ano. Só que por lá, ela conviveu com 15 brasileiros. E quando ela percebeu que nós estávamos éramos brasileiros, veio falar com a gente, na escola. Só que ela é muito gente boa, e é lógico que a gente já tratou ela que nem família, até porque ela já tava acostumada com o jeito brasileiro.

Então combinamos de sair com ela nessa sexta, e fomos pro Dairy Queen. De lá, fomos pra Victoria, comer no The Noodle Box. O que foi um fracasso. Perguntei pra mulher do caixa se era spicy e ela disse que não. Quando eu dou a primeira garfada, o negócio saiu queimando minha garganta inteira. Mas aí eu já tinha esperado meia hora e não ia esperar mais.
Acabamos comendo donuts no Tim Hortons. Vimos um "incêndio". Só dava pra ver a fumaça!
A Mari dormiu aqui!





Ontem de manhã acordamos às 8, pra ver o jogo do Ty. Ele tinha me pedido pra ir porque ia jogar como golly. Acabou que deu certo no final, o jogo foi 7x3 pro time do Ty! Depois almoçamos no Tim Hortons (um sanduíche gente, nada de donut hoje) e voltamos pra casa.
Decoramos a casaaa para o Nataaal! It looks soooo cute!!!!
Fizemos a árvore do Tyler, da Haley, a minha já tava pronta porque decorei com a Haley... Olha o que eu fiz pra casa!:



É a bandeira do Canadá, com papel de embrulho de Natal! E a Joelle colocou bem na escada, pra ver quando estiver saindo da casa!
Dá pra acreditar que eu fiz essa maple leaf à mão livre?? It looks really good, actually.
Então fui pra Christmas Parade de Sidney, que na verdade é bem melhor que a de Victoria. Tem mais luzinhas de natal!
Depois de lá, tive que me despedir da Caroline, que tá indo embora amanhã!!! Ela é um amor de pessoa, adoro ela. Eu, Katja e Sandra nos perdemos da Julia e da Isa, e foi uma confusão porque a gente ia pra casa da Sandra... Mas aí a gente foi pra lá e elas estavam lá! Hahaha.
Foi a despedida dela também, porque ela tá indo amanhã de manhã. Jantamos, e vimos o filme de Natal do Shrek.


Peguei meu buzum e vim pra casa, tava morta, tinha sido um dia longo.

Hoje é domingo, dia de relaxar, fazer dever de casa e laundry.

E ah, é claro, tenho que justificar o nome do meu post! Sexta = 28th = três meses. Isso quer dizer que faltam exatamente dois meses pra eu voltar :O
Que aperto no coração!


Julia

ps.: Sintam só o sabonete que eu comprei:


ps2.:

"They teach everything. How to walk and pivot, what to do with your ankles when you sit in a chair, how to get into a car, pour tea, take off your gloves..."
Rosaleen blew air from her lips. "Good Lord", she said.
"Arrange flowers in a vase, talk to boys, tweeze your eyebrows, shave your legs, apply lipstick..."
"What about vomit in a sink? They teach a charming way to do that?" she asked.
Sometimes I purely hated her.

The Secret life of Bees - Sue Monk Kidd
(Hahahaha adoro, simplesmente. É um dos livros que eu estou lendo agora.)

domingo, 23 de novembro de 2008

Eu sou o início, o fim, e o meio

Sexta passada depois da escola, eu, Katja, Mari, Julia, Ana, Anne e Fatima fomos ver James Bond! O novo, Quantum of Solace. 
É bom. Quer dizer, eu já nem sei mais. Tem muita ação e tal, mas eu sou meio burrinha e só entendo partes desses filmes muito agitados.


As outras partes mamãe que explica.
(
"Bebé, cadê mamãe?"
"Mamãe mórreu"
*piada interna relativa a mamãe e dindinha*
)

Depois do filme, fomos no White Spot, um restaurante legal que tinha comida de verdade. Hahaha. Não era exatamente um FEIJÃO, mas tinha coisas decentes tipo macarrão e peixe.


Então, depois do jantar, a hostmom da Kati veio pegar a gente no restaurante, e de lá fomos pra casa dela, eu, ela e Julia. NÓ, *camscamscamscams* nos divertimos muito!
Adivinha o que nós fizemos? Cantamos karaokê! É que dava pra comprar pela tv dela, então nós cantamos horrores. Adivinha o que? "You can dance, you ji-ive, having the time of your life, uu-uu-uu", e sabe o que mais? "The girl from Ipanema"!!!!
E outras cositas más.

Então sábado, peguei o ônibus em Sidney, porque ela mora lá, e voltei pra casa. Fiquei uma hora aqui e depois resolvi que tinha que comprar cartão pra ligar pro Brasil. Peguei o ônibus de nooovo, fui lá com o Vavá, tomamos chocolate quente e voltei.
Depois, minha family chegou da aula de dança da Haley, e a irmã da Joelle, Lise, estava aqui para o fim de semana. Nós comemoramos o aniversário da Joelle no sábado, e fizemos um jantar aqui!
Foi muito divertido, a Lise fez pizza (literalmente, a massa e tudo) as crianças estavam todas aqui...

Dei um porta retrato com a nossa foto do Halloween e um cartão. Também comprei um cartão pra família toda assinar, que tava escrito "Our family tree wouldn't be the same... Without you!"



Domingo fui no jogo de hóquei de Ty. Tava com muuuita neblina.



Depois levamos Lise na estação da ferry pra ela ir pra casa. Ela mora em Vancouver. Voltamos pra casa e tivemos um domingo feliz. Fui na corner store com a Haley pra escolher um filme e é lógico que vimos mais um da Barbie. Tá pensando o que, só obra-prima! Hahahaha.

Então a semana passou e ontem, quinta, fomos pra Vancouver!!
Foi mutcho louco! Pra começar o dia com todo mundo bêbado de sono, a gente pegou a ferry de 7 horas, e isso quer dizer acordar às 5. O hostdad do Bruno deu uma carona pra gente pra Swartz Bay, a estação da ferry. Pegamos a ferry e tal, e depois que chegamos em Vancouver pegamos o ônibus que a escola tinha alugado e tal. Lógico que cantamos, falamos alto e rimos o caminho inteiro. Então fomos na nossa primeira parada: Grouse Mountain.
É uma montanha que você sobe pra ver Vancouver (que nós não vimos, porque era neblina pra todo lado.)
Você sobe em um bondinho. E falaram pra gente que dava pra ver urso. Aí eu e Mari nos animamos e fomos lá ver o tal urso. Nós estávamos com um grupo grande, e fomos andando... Andamos, andamos, e nada de urso. Tava tão frio, mas tão frio, que tava caindo gelo junto com a chuva. Mas não tava nevando.


Estavamos congelando, e tava chovendo muito!!! Meia hora depois, o povo volta, e ficamos nós duas. Desistimos de andar e voltamos. No meio do caminho, perguntamos pra umas pessoas que estavam trabalhando lá onde ficavam os tais ursos.
Descobrimos que a porcaria do urso, ficava num espaço reservado que era METADE do caminho que a gente tinha andando. Ficamos mais uns dez minutos tentando ver se o urso aparecia.
NADA.
Daqui a pouco volta o Felix e a Katja falando que o povo todo tava esperando a gente pra voltar!!!
Mas o problema mesmo, foi quando a gente entrou no ônibus.
Quando você tá no frio, já tá na merda mesmo, e não percebe o quão molhada realmente está. Nesse ponto eu já nem sentia meus dedos e minha cabeça tava doendo. Quando a gente sentou, percebemos a bad em que nos encontrávamos. Tava TODO MUNDO seco, e nós completamente molhadas, encharcadas. Nosso sapato, congelando, nossa calça já tinha mudado de cor por causa da água. E nós íamos passar o dia com aquelas roupas. Leia-se: PNEUMONIA.

Mas alguém lá em cima gosta muito da gente, e nossa calça secou ao longo do dia. Mas continuamos com nossos sapatos molhados e os casacos também.
Secaram o suficiente para aproveitarmos muito bem nossa próxima parada: Vancouver Aquarium.


Xeeeente, lá é muito legal. Tem uma parte só de animais tropicais, e um bando de peixe que tem no Brasil!!! De rio. Tive que vir até o Canadá pra ver os animais da nossa própria fauna!








Depois, fomos ver as belugas, que são as baleias!!! Muito fofas. O difícil mesmo é se sentir espelhada bem ali. 
Branca e gorda... Pelo menos elas são graciosas.


Vimos o show dos golfinhos, muuuuito irado! O melhor foi o pássaro malandrão querendo roubar o peixe dos golfinhos, que era dado pela instrutora.



Ah, vimos também as lontras, que brincam com a bola!!


Depois disso, fomos pra Robson Street, que é a rua de compras de Vancouver. Eu, Mari, e Aninha. First of all, compramos meias. Uma das minhas melhores compras aqui no Canadá nos últimos três meses. Simplesmente porque eu ia morrer se não colocasse a meia. Nos sentimos capazes de tudo, depois de comprá-las.
Então fomos no Tim Hortons e presenciei uma das cenas mais engraçadas da minha life, na boa.
Estamos as três no Tim Hortons (o café mais famoso do Canadá, tem em todo lugar). Tomando nosso café, enchendo a pança com donuts... Quando me entra uma das pessoas mais estranhas que eu já vi na face da terra. O cara era tão feio, que de primeira, a Mari não sabia se era homem ou mulher.
Mas a criatura, me aparece exatamente meio segundo depois que ela tinha bebido a água.
Ela o acompanha com o olhar, e olha pra mim.
Meu comentário é simples: "Gatão ele."
E ela faz a coisa mais inesperada! Quer dizer, sabe aquelas coisas que sempre ameaçam acontecer, mas nunca acontecem? Pois é.
Ela cuspiu a água inteira. Pior: na Aninha. Que gritou. E aí ferrou tudo, o café inteiro olhou pra gente. O jato de água foi potente chegou até o outro lado da mesa... Passamos uns três minutos só rindo da situação.
E aí nós fomos embora né, levando o resto de simancol que ainda nos pertencia.


Voltamos, pegamos o ônibus, a ferry, e quando chegamos em Swartz Bay o Mr. Tudela deu uma carona. Ele e Mr. Ohl, que são nossos coordenadores, são a coisa mais engraçada do mundo juntos! Mr. Tudela e baixinho e chileno, e Mr. Ohl altíssimo e meio alemão. Uma dupla da pesada, definitivamente.

Ontem, a Joelle voltou do Havaí. Yeah, I know!!! Ela e o Doug foram pra comemorar o aniversário dela, e eu e as crianças ficamos com a Joan. Ela trouxe uma blusa e um colar daqueles havaianos pra mim! :) Acordei pra chegar no meu segundo tempo, mas perdi o ônibus e a Joelle me levou pra escola. Hahaha.
Depois de lá, Eu, Bruno, Mari e Tobi fomos pra o May Fair, um shopping, comer. Encontramos com o Guga em Victoria e adivinha pra onde fomos? White Spot! Pois é, a semana começou bem e terminou bem. Encontramos com a Katja e Anna, que tinham ido ver Twilight.
Rimos muito cara, o dia inteiro.

Hoje, fui no MayFair encontrar com a Mari e com a Anna, e depois fomos pra Victoria. Vimos a Christmas Parade às seis, e noooossa mãe... Na verdade é um bando de carro, de várias empresas diferentes, passando enfeitados. Pra quem tem o desfile das escolas de samba aquilo é NADA.


Mas pelo menos nos rendeu muitas risadas. Encontramos com o resto do pessoal, fomos jantar e agora estou aqui, postando!


Tô com muita saudade...
Mas tô feliz, também



Beijos,
Julia



ps.:
Apareceu uma aranha de novo aqui em casa. A Joan pegou, e colocou num copo. O melhor foi eu e Ty gritando que nem duas mulherzinhas e nos escondendo no meu quarto.

ps2.: E o dólar que tá dois e vinte???????

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SEVENTY EIGHT days

As semanas estão passando rápido!
Muito mesmo, quando eu vejo, já é sexta!!!

Pois então...
Pra começar a semana passada com o pé direito, terça me perdi! Hahahaha. Juro cara. Quer dizer, não me perdi de não saber onde estava... É que eu peguei o school bus errado (bobona eu. O motorista é sempre o mesmo, mas nesse dia não olhei pra cara dele, não sei porque!!). Aí parei na primeira parada e fui andando pra Sidney. Andei muito!! Eu peguei o ônibus errado porque não lembrava mais do número do meu ônibus... Não pegava o ônibus da escola a muito tempo, porque eu tava indo pra Sidney direto!

Quinta foi um dia maluco. Tinha que fazer minha radio play, que era um projeto da minha aula de teatro. Só que eu, Abi e Alanna não conseguimos fazer na aula, e tínhamos que fazer tudo nesse dia porque a Alanna ia tocar na Remembrance Day assembly, e a Abi ia viajar! Aí nos encontramos na hora do almoço pra fazer, mas é muito elaborado e não conseguimos acabar! Aí rodamos o colégio inteiro pra conseguir a permissão dos nossos professores do Block C pra fazer na aula deles, e conseguirmos ser dispensadas. Conseguimos, gravamos tudo, e rimos muuuuito. Gravar o negócio é muito engraçado. E guess what?? Nós usamos a música do plantão da Globo! Hahaha, as meninas adoraram.

Sexta, tive a Remembrance Day Assembly na minha escola. Terça, é feriado porque é o dia em que eles mostram o respeito que têm pelos soldados que lutaram na primeira guerra mundial. Então no dia 11, do mês 11, às 11 horas eles fazem dois minutos de silêncio.
A assembly foi muito triste, mas foi bem legal porque teve dança, música, e um senhor que foi pra guerra fez um discurso. Ele quase chorou no final e falou que nós somos o futuro, e ele implora que nós não façamos isso de novo. Tenso.


Depois, fiquei no colégio, me despedi dos espanhóis que foram pra casa terça ://
E depois fui pra minha sala de teatro, porque tinha me voluntariado pra ajudar na festa da filha do Mr. Choo, um dos coordenadores do colégio. Era o aniversário de 9 anos dela, e ela fez a festa na nossa sala de Drama. Eu, Lexie, Jasmine e Tamara fomos animar a festa, ensinando jogos que a gente faz na aula de drama! Foi muito divertido, as crianças adoraram e no final todo mundo sabia até nosso nome!

Depois a Mari me encontrou na escola, nós ficamos esperando a Joelle me buscar. Passamos em casa e fomos para o restaurante comemorar o aniversário da nossa babá, Joan.
*melhor parte do jantar*
Joelle dá o presente para Joan. É um casaco de frio, porque esse é o primeiro inverno dela aqui. As crianças ajudam Joan a abrir o pacote, e quando ela pega o casaco, a Joelle vê que tem uma tag com o preço. Aí ela fala "Oops Joane, the price is there, don't look!" E tira, pra ela não ver o preço.
O Ty tá sentado do lado da Joelle e fala: "May I see it mom?"
Joelle mostra, escondendo pra Joane não ver o preço.
Então, Ty solta a pérola.
"IT'S SEVENTY NINE NINETY NINE."
Foi tão espontâneo, ele só tava lendo, mas leu em voz alta, todo mundo começou a rir, e o melhor foi a cara da Joelle de tipo: "That's my kid... Fazer o que" Hahahahahahahaha.
Então fomos pra o jogo dos Panthers, e depois voltamos pra casa. A Mari dormiu aqui!

Sábado, fiquei em casa de dia, e depois fui pra casa da Katja porque nós íamos pra um sleepover de aniversário da Isa, nossa amiga german. Foi muito legal, nós vimos No Reservations e Monster-in-law. O bolo dela tava cheio de Haribo, o candy famoso da Alemanha. Dormimos na boat house dela, e no dia seguinte, minha family me pegou lá.


Julia, Maddison (Isa's host sister), Isa, Katja, Ann e Carol

Voltamos pra casa e depois fui grocery shopping e alugamos filmes!
Voltamos pra casa, arrumamos a cozinha e eu, Doug, Haley e Ty ficamos fazendo origami. Sentiram só a diferença do meu pro do Doug, né
Então jantamos vendo Journey to the Centre of the Earth, e depois vimos America's Funniest Videos, of course!

Segunda acordei às 5:15 da manhã pra ir pra Vancouver!!! Não tinha aula nesse dia, e fomos eu, Mari e Julia.
Fui pegar meu ônibus às 6:15, e a essa hora ainda tava escuro. Mas escuro mesmo, eu via as estrelas no céu. Só foi amanhecer às 6:45, 7:00.
Cheguei na estação da ferry e encontrei com a Julia, uma das minhas germans preferidas aqui. Quase perdemos a ferry! O ônibus da Mari só chegava às 6:58, e a ferry era às 7!!! E você tem que comprar a passagem 10 minutos antes do horário. Mas a mulher do caixa deixou a gente passar, saímos correndo e conseguimos chegar lá!!!

A gente nem tava com sono.

Quando chegamos na estação de ferry de Vancouver, pegamos os bus schedules de lá, o mapa e descobrimos que ônibus pegaríamos. É uma longa viagem da ferry station até downtown Vancouver e nós conseguimos descobrir nosso caminho de ida e de volta com o bus schedule! Uma coisa tipo Amazing Race.

Hahahaha.
Chegamos em Downtown, fomos no Tim Hortons comer um donut e começamos a andar. Então fomos na torre de Vancouver, e lá de cima dá pra ver a cidade toda.
Tivemos muita sorte porque o dia estava bom, com sol em vez de chuva!
Então saímos de lá, e decidimos ir pra Chinatown. Mas aí a gente meio que se perdeu um pouco e voltamos. Hahahaha. É estranho voltar pra cidade grande e ver todos os problemas que elas têm...
Então pegamos o Skytrain, que é como um metrô, mas sem ser subterrâneo. Fomos para o Metrotown, que é o maior shopping de British Columbia.
É enorme mesmo, ficamos lá mais de duas horas e não vimos nem metade. Então voltamos, e fomos para o Pacific Centre, um shopping em Downtown. Nós não fizemos muito programa de turista porque vamos com o colégio para Vancouver semana que vem, e ver as atrações turísticas.
Encontramos vários brasileiros, que a Mari, com seu sexto sentido, reconhecia mesmo de longe. Hahahaha.
Então fomos no relógio que conta quantos dias faltam para as olímpiadas de inverno de 2010, que vão ser em Vancouver.
Pegamos nossos ônibus de volta e a ferry de 9:00 pm
Foto para constar o estado do meu sanduíche que eu trouxe de casa. 
Depois que cheguei, esperei 20 minutos pra pegar o ônibus de 11:00, de volta pra casa.

Terça, era feriado, mas acordei cedo para ir para a Remembrance Day Parade. A Haley ia participar, porque ela é "escoteira". 
Um amor.

É um dia muito triste, e todos estavam usando os poppies. Quando enterraram os soldados que tinham morrido na guerra, no lugar onde estavam os corpos, nasceram essas flores, e todo mundo no Canadá, dos alunos aos apresentadores de televisão estavam usando as poppies até terça.

E aí tive aula quarta e hoje, e amanhã vou ver o novo James Bond! Domingo é o aniversário da Joelle, mas nós vamos jantar pra comemorar no sábado.

Sorry pelo post gigaaaante, mas fazer o que. É a vida.




Parte, e tu verás
Como as coisas que eram, não são mais
E o amor dos que te esperam
Parece ter ficado para trás
E tudo o que te deram
Se desfaz.

Parte, e tu verás
Como se quedam mudos os que ficam
Como se petrificam
Os adeuses que ficaram a te acenar no cais
E como momentos que passaram apenas
Parecem tempos imemoriais.

Parte, e tu verás
Como o que era real, resta impreciso
Como é preciso ir por onde vais
Com razão, sem razão, como é preciso
Que andes por onde estás.

Parte, e tu verás
Como insensivelmente esquecerás
Como a matéria de que é feito o tempo
Se esgarça, se dilui, se liquefaz
E qualquer novo sentimento
Te compraz

Repara como um novo sofrimento
Te dá paz
Repara como vem o esquecimento
E como o justificas
E como mentes insensivelmente
Porque és, porque estás

Ah, eterno limite do presente
Ah, corpo, cárcere, onde faz
O amor que parte e sente
Saudade, e tenta, mas
Para viver, subitamente, mente
Que já não sabe mais
Vida, o presente; morte, o ausente -
Parte, e tu verás...

Vinicius de Moraes




SAUDADES!!
Julia


ps.: Amanhã, teoricamente chego na metade. METADE. Teoricamente.