quinta-feira, 26 de março de 2009

Que Deus me ajude

Highlight do meu aniversário:

Copacabana. Rua Santa Clara.
Velhinha: Ei, moça... Você vai atravessar a rua?
Eu não ia. Mas resolvi falar que sim.
Moça: Vou. A senhora quer ajuda?
Velhinha: Eu quero sim, mas... Não deixa ninguém perceber.
Moça: Pode deixar.
Velhinha: Posso segurar no seu braço?
Moça: Lógico!
Ela me deu o braço. Mesmo em um calor de 27 graus - que em Copacabana se transforma em no mínimo 40 - a mão da Velhinha era fria.
Velhinha: Fui ao médico hoje. Dermatologista. Muito cheio, não consegui ficar lá.
Pensei em responder alguma coisa, mas ela emendou:
- Hoje em dia, todo mundo 'tá muito doente. Todo médico que eu vou é cheio. Não aguento ficar.
Ela tinha um olhar perdido, não me olhava no olho.
Moça: Isso é verdade.
Velhinha: (olhando para o sinal) Já pode ir?
Moça: Não, é melhor esperar, o sinal ainda não abriu.
Velhinha: Que dia é hoje? Dia 26?
Moça: Hoje é o dia do meu aniversário!
Só agora percebi que eu não respondi que dia era hoje.
Velhinha: (abre um sorriso) É seu aniversário? Parabéns! Vem cá, me dá um abraço.
Ela me abraçou. Abri um sorriso.
Velhinha: Vai comemorar com o namorado?
Era a primeira vez que ela me olhava nos olhos.
Moça: Ainda não sei, já almocei com a minha mãe hoje. Talvez mais tarde.
O sinal abriu. Atravessamos.
Velhinha: Parabéns, tudo de bom, e que você seja muito iluminada.
Moça: Muito obrigada.
Apertou a minha mão e disse:
Que Deus te ajude.



amém