quinta-feira, 11 de setembro de 2008

School days

Eu tenho feito muita coisa por aqui. Mas gostaria que você soubessem como é meu dia no lugar que toma a maior parte do meu tempo... A escola!

Hora de acordar. 7 horas. Tomo meu banho, troco de roupa e vou para a cozinha. Faço meu almoço do dia, e como uma torrada. Às 7:50 saio de casa para pegar meu ônibus... Meu ônibus é o amarelinho, o famoso school bus. 8:15 chego em Parkland Secondary.

Detalhes legais da minha escola. O sinal toca como se fosse uma campainha, quatro vezes. Hahaha inutilidades à parte, quando dá 8:20, ouvimos o bendito sinal e uma música bem alta que cada dia é diferente. E umas são bem legais!!! Outro dia tocou "Never There"do Cake.

Bom, meu primeiro tempo é de Drama. Não drama, aquele que eu adoro fazer, mas teatro mesmo. Normalmente minhas aulas são bem legais, e minha professora é bem engraçada. Além do mais, é um bom jeito de começar o dia! Vale lembrar que aqui minhas aulas duram 1 hora de 20 minutos cada. (Pois é, é de matar qualquer um. Só que é mais rápido do que parece!)

Então temos o break, que dura 15 minutos. Nesses dias, eu tenho lido do lado de fora da escola, em paz comigo mesma. Até porque é muito pouco tempo, e rapidinho nós estamos na nossa outra aula. Principles of Math.

Chego na minha aula de matemática, e depois do segundo sinal (cada sinal toca uma vez, e 5 minutos depois, porque esse é o tempo que nós temos para trocar de sala), começam os announcements.
"Gooood morning Parkland, get ready for today's announcements!". É aí que todos os recados e coisas importantes são ditas. Tipo reuniões na hora do almoço, para os international students, aulas de reforço depois das aulas, e lembretes do student council. E termina com: "These were your announcements for today, have a stupendous day!". Ou algo do tipo.

Minha aula de matemática é legal, eu gosto do professor e acho que ele ensina muito bem. Mas descobri com outros brasileiros, que eu estou aprendendo o que no Brasil só aprenderia no segundo ano!!! Boa sorte pra mim.

Então nós temos o Lunch! Onde todo mundo trás suas lancheiras e isso não é brega!
Normalmente eu fico com os alemães e os brasileiros. E são nesses momentos as melhores conversas. Em uma delas, por exemplo nós ensinamos um alemão a falar palavrão em português. Clichê? Talvez. Divertido? Demaaais. É que é bem engraçado estar na hora da saída e passa um alemão acenando e falando "Vai se f*deeer". Hahahaha, o pior, é que ele sabe o que quer dizer, mas acha engraçado mesmo assim.
Then, we go on to Block C. Ciências.

Eu adoro meu professor de ciências. Ele é muuuito engraçado, uma figura. E fala coisas como: "I have enough money to live the rest of my life. As long as I die the day after tomorrow."A aula dele é cheia de histórias, e ele é um professor muito bom. Sempre me divirto muito. Hahaha.

5 minutos depois, tenho minha aula de ESL (English as a Second Language). Minha professora é muito gente boaaa, e ela sempre ri, porque diz que mesmo no último Block, onde todo mundo está cansado e desanimado eu ainda estou animada! E ela também! Hahaha. A maioria da minha turma é formada por chineses/japoneses.


Curiosidades sobre minha escola (que nem são tão curiosas assim):
- As meninas usam muita maquiagem, salto alto, e alguma se vestem como se estivessem indo pra praia. No Canadá!!!! Sabe como é... "Piriguete não sente frio"
- Todo mundo tem seus lockers com um cadeado de segredo.
- No começo do ano, eles nos dão uma Agenda, toda bonitinha, onde você pode escrever seus deveres de casa e projetos
- Eu descobri outro dia (olha que coisa) que se você fizer uma boa Grade 10, ganha 250 dólares no final do ano. Isso + 250 dólares por uma boa Grade 11 + 500 dólares para uma boa Grade 12 = 1000 dólares no final do Ensino Médio por ser um bom aluno!!!
- Em matemática e ciências, se você faz um teste, e acha que não foi muito bem, pode-se refazer o teste!!! Mas cada um tem seus critérios para ter o direito de refazer o teste.
- As notas são dadas por porcentagem, e se eu não me engano, os testes valem apenas 20 por cento da sua nota.
- No começo do ano, os alunos pegam os livros das suas matérias "emprestados" da escola, e devolvem só no final do ano! O mesmo com as calculadoras.
- No último ano, o student council arrecadou 11.000 dólares em uma doação para uma instituição de câncer.
- Os professores tem pelo menos três quadros para explicar a matéria. Esses quadros são daqueles que ficam um em cima do outro, de correr.
- Sextas, as aulas terminam 1:25 mais cedo SÓ PORQUE É SEXTA-FEIRA.
- Outro dia tive um negócio de earthquake. Na verdade é meio dumb, porque antes de começar, tem um aviso de que em trinta segundos, vai começar seu treinamento para se acontecer um terremoto. Então, faz um barulho estranho no alto-falante e todos os alunos vão para debaixo de suas respectivas mesas. Depois de uns 10 segundos, todo mundo levanta, e volta a aula. (?!)
- Os professores aqui, dão aula de porta aberta. Faz silêncio do lado de fora, porque todos os alunos estão em suas respectivas aulas.
- Mesmo com todas essas novidades e molezas que a escola daqui tem, eu ainda prefiro minha escola no Brasil.


Estou começando a me adaptar de verdade... Pelo menos é o que eu acho. Se adaptar significa se acostumar com a saudade, parece que estou me adaptando.

Continuarei mandando notícias, e postando as (milhares) de coisas novas que eu tenho visto. Vocês também, por favor me mandem notícias, por orkut ou e-mail!!! Não estou por dentro das novidades brasileiras, e vocês têm que me contar! (Tipo, COMO ASSIM A JULIANA PAES CASOU E NINGUÉM ME FALOU NADA?)



Beijos para você, que leu isso tudo, e beijo pra você também, que não quis ler nada desse (enorme) post, e já pulou pra essa parte

Julia